in

Audiência na AL debate tombamento do campo de concentração de Senador Pompeu

Audiência na AL debate tombamento do campo de concentração de Senador Pompeu. Foto: Divulgação internet

A Comissão de Cultura e Esporte realiza, nesta sexta-feira (17) às 14 horas, audiência pública para tratar do campo de concentração do município de Senador Pompeu, que se encontra em processo de tombamento provisório pela Secretaria de Cultura e Estado (Secult). O debate será no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

Segundo o deputado Renato Roseno (Psol), que solicitou a audiência, em 1932 o Estado viveu uma estiagem e foram construídos campos de concentração para que os retirantes da seca não chegassem em grande número a Fortaleza.

“Dados oficiais contavam mais de 70 mil aprisionados”, observa. Senador Pompeu realiza há 30 anos, a Caminhada da Seca realiza, lembrando as vidas perdidas na estiagem de 1932.

Tombamento
O parlamentar assinala que, após muitas solicitações, ao longo de 20 anos, foi aberto o processo de tombamento provisório do campo de concentração de Senador Pompeu, na Secretaria de Cultura do Ceará. “Reconhecendo a relevância de tal processo e também a celebração de 35 anos de Caminhada pela Seca, solicitamos esta audiência pública”, justifica.

Com informações da AL

Deixe uma resposta

GIPHY App Key not set. Please check settings