in

Combate a facções criminosas será prioridade, diz superintendente ao tomar posse na PF no Ceará

A superintendente da Polícia Federal no Ceará, Vanessa Gonçalves, que tomou posse do cargo nesta terça-feira (22), afirmou que a priorizar o combate a facções criminosas. Para atuar contra as organizações criminosas, ela afirma que espera trabalhar em colaboração com a Polícia Civil do Ceará, órgãos de investigação nacional e internacional. Ela é a primeira mulher a ocupar a superintendência da PF no Ceará.

“Vamos trabalhar com afinco especialmente na parte de facções criminosas e ações preventivas. Nosso estado precisa disso. Vamos atuar com colaboração da polícia judiciária do estado e com auxílio das forças de inteligência, inclusive internacional”, disse Vanessa.

O número de assassinatos no Ceará cresce a cada ano, em parte devido a crimes de facções de outros estados que passaram a atuar no Ceará. Conforme o titular da Secretaria de Segurança Pública do Ceará, André Costa, mais de 60% dos homicídios no estado são decorrência do confronto entre grupos criminosos rivais.

Em 2017, o Ceará teve um número recorde de violência, com 5.134 assassinatos, conforme número oficial da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Os dados da secretaria não contabilizam mortes ocorridas dentro de presídios e pessoas mortas em decorrência de ação policial.

No segundo semestre deste ano, com a aproximação das eleições, o foco da atuação da Polícia Federal será a prevenção de crimes eleitorais, conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

‘Grande desafio’

A superintendente da Vanessa Gonçalves reconhece que o combate às facções que atuam no estado é “um grande desafio”, mas que é uma atuação necessária da Polícia Federal no Ceará.

“É um grande desafio a presença das facções no nosso estado e no país como um todo, são crimes que às vezes têm repercussão nacional e internacional”, comentou Vanessa.

Vanessa Gonçalves, de 38 anos, natural do Rio de Janeiro, foi a primeira oficial de ligação da Interpol em Lyon na França. A nomeação da nova superintendente foi publicada na edição de sexta-feira (6) do Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo secretário-executivo do Ministério Extraordinário da Segurança Pública, Luís Carlos Cazetta.

Além da delegada Vanessa Gonçalves, outra mulher ocupa função de destaque na PF do Ceará, a delegada Josefa Maria Lourenço da Silva, titular da Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro do Norte, segunda unidade da PF no Estado.

Com informações do G1 Ceará

Deixe uma resposta

GIPHY App Key not set. Please check settings