in

Crise hídrica: AL debate situação de pequenos produtores

Carlos Matos é o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional na Assembleia Legislativa

A Comissão de Desenvolvimento Regional na Assembleia Legislativa promove, nesta terça-feira (17), às 14h30, audiência pública para discutir alternativas de apoio ao segmento das pequenas agroindústrias que vem sofrendo com a seca dos últimos cinco anos no Ceará. A ideia é buscar soluções para a crise que o setor atravessa.

O deputado Carlos Matos (PSDB), presidente da comissão, ressalta que a situação é grave e “vem gerando dispensa de mão de obra, queda na fabricação de produtos, perda de capital e crescimento de dívidas, que se acumulam nos bancos”.

“O desemprego aumentou no campo, a produção agrícola caiu e a criação de animais está cada vez mais difícil. Além disso, os empresários que fizeram financiamento para investir no mercado e no crescimento da demanda, hoje sofrem com a impossibilidade de quitar as parcelas do financiamento, cujos valores mais do que triplicaram por causa dos juros, avalia o deputado.

“A não inclusão das pequenas agroindústrias no programa de refinanciamento das dívidas agrícolas para a prorrogação dos débitos e a obtenção de descontos, diferentemente do que ocorreu com o segmento da agropecuária, é uma das principais reclamações do setor. A inadimplência intimida os pequenos produtores rurais, tendo em vista que estes estão correndo o risco de perderem suas propriedades e os equipamentos dados como garantias aos financiamentos bancários”, acrescenta o parlamentar.

Convidados
Foram convidados para o debate estão os secretários do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Dedé Teixeira, e do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Nicolle Barbosa; os presidentes do Banco do Nordeste do Brasil, Marcos Holanda; da Federação de Indústrias do Ceará, Jorge Alberto Vieira Studart Gomes; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio Saboya; da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, Silvio Carlos Ribeiro; do Sindicato dos Laticínios do Ceará, Henrique Girão Prata; do Sindicato da Indústria de Alimentos do Ceará, André de Freitas Siqueira; além do diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Ceará, Roberto Capelo Feijó, além de outras autoridades e representantes do setor.

Deixe uma resposta

GIPHY App Key not set. Please check settings