in

Defensoria leva atendimento para o Genibaú de 22 a 26 de janeiro

Defensoria leva atendimento para o Genibaú de 22 a 26 de janeiro

A Defensoria Pública do Estado do Ceará escolheu o bairro Genibaú para a realização da primeira edição do Defensoria em Movimento de 2018, projeto itinerante que leva assistência jurídica gratuita e educação em direitos aos locais mais carentes do Estado.

O projeto estará no bairro Genibaú de 22 a 26 de janeiro, na Praça Santos Dias, próxima ao posto de saúde Galba de Araújo, das 8h às 13h.

O Genibaú é o bairro com quarto menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Fortaleza. Em piores condições estão Parque Presidente Vargas, Conjunto Palmeiras e Canindezinho, estes dois últimos locais receberam primeiramente o projeto itinerante da Defensoria em 2017, onde mais de 500 atendimentos foram realizados.

Demanda
O projeto Defensoria em Movimento, fruto de uma demanda da população no Orçamento Participativo, iniciou suas atividades em novembro do ano passado e realizou cinco visitas com 881 atendimentos individuais, onde mais de 10% das ações puderam ser ajuizadas na hora graças à estrutura física que oferece comodidade ao cidadão.

Preparatório
A Ouvidoria da instituição também realiza previamente um importante trabalho de identificação nestes territórios, mapeando áreas para palestras sobre direitos ministradas por defensores e ofertadas pela Escola Superior da Defensoria Pública. O projeto tem parceria da Associação dos Defensores Públicos. A expectativa para a ação no Genibaú é de grande demanda sobre problemas ligados a regularização fundiária, saneamento básico e saúde sejam abordadas nestas rodas de conversa. Estes assuntos foram levantados em reunião preparatória realizada pela Defensoria Pública com doze lideranças comunitárias, entre professores, agentes de saúde e comerciantes.

Antes
Em 2017 o programa da Defensoria Pública esteve nos bairros Canindezinho, Santa Cecília e Centro (Praça do Ferreira), em Fortaleza, e no distrito de Capuan, em Caucaia, e realizou 881 atendimentos e 89 petições, além de envolver 158 pessoas nas atividades de educação em direitos.

Serviço: Defensoria em Movimento
Data: de 22 a 26 de janeiro de 2018
Hora: 8h às 13h
Local: Praça Santos Dias – Av. Senador Fernandes Távora (em frente ao Posto de Saúde Galba de Araújo), Genibaú

Deixe uma resposta

GIPHY App Key not set. Please check settings