in

Servidores estaduais lançam campanha salarial e cobram reposição de 20,22%

Servidores estaduais lançam campanha salarial e cobram reposição de 20,22%. Foto : Dário Gabriel

Reposição salarial de 20,22%, realização de concurso público e regularização do atendimento do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec) são alguns dos pontos da campanha salarial dos servidores do Estado para 2018, lançada em audiência pública na Assembleia Legislativa na quinta-feira (09/11).

O evento atendeu requerimento do deputado Carlos Felipe (PCdoB) e reuniu servidores públicos de diferentes áreas, como saúde, educação, assistência social, segurança. Além de lideranças sindicais, o evento contou com participação do coordenador de gestão de pessoas da Seplag, Fábio da Silva Miranda.

Diante das demandas dos servidores e entidades representativas, o deputado Carlos Felipe se comprometeu a solicitar audiência pública com a Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag), Casa Civil e o governador Camilo Santana para discutir a campanha salarial 2018, assim como enviar ofício ao Governo do Estado para obter informações sobre o índice de reajuste salarial para os servidores. Também foi indicada a necessidade de um diagnóstico da terceirização no Estado e a mobilização para o fortalecimento do Issec.

“Necessidade”
O parlamentar reiterou a importância das pautas dos servidores públicos e ressaltou a necessidade de coerência e mobilização para que a campanha seja vitoriosa. Carlos Felipe reconheceu as ações do Governo do Estado para proporcionar ganhos para algumas categorias, mas indicou que é preciso avançar mais, especialmente com concursos públicos. Alertando para a situação enfrentada na saúde, o deputado afirmou que está sendo construída proposta com o superintendente do Issec, em diálogo com os servidores, para que haja assistência à saúde digna aos trabalhadores do Estado.

Servidores
Lúcio Maia, diretor de assuntos econômicos do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf-CE), afirmou que os servidores públicos do Estado têm perda salarial de 20,22%, enquanto o Estado possui situação fiscal e econômica que permitiria atender as demandas dos trabalhadores. Já Rita de Cássia Gomes, coordenadora geral do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), ressaltou que os servidores atendem a sociedade mesmo com deficiência nos seus locais de trabalho e não são respeitados. “A gente vai trabalhar porque tem compromisso e ética, mas a valorização profissional e o respeito estão faltando”, afirmou.

Governo
Fábio da Silva Miranda, coordenador de gestão de pessoas da Seplag, afirmou que o governador Camilo Santana vem procurando atender as categorias com concursos, planos de cargo e carreira e aporte aos servidores que ganham até o teto do INSS, por exemplo. O representante do Governo do Estado ressaltou ainda a divulgação da garantia e data do pagamento da segunda parcela do 13º aos servidores, enquanto muitos estados e municípios não estão cumprindo seus compromissos salariais. Segundo ele, o Governo está levantando a necessidade de servidores em todas as secretarias por meio de um estudo e, a partir dos resultados, vai fazer concursos públicos mais eficientes.

Inflação
Ao citar a perda salarial dos servidores, Eliene Uchoa, coordenadora da Comissão da Campanha Salarial pela Fuaspec, afirmou que, ao não repor a inflação nos salários dos servidores, o governador “está reduzindo de forma concreta os nossos salários, nosso poder de compra, nossa qualidade de vida. Aqui é o lançamento da Campanha. Vamos lutar em conjunto para termos nossas reivindicações atendidas”.

E ainda
Também participaram da audiência pública, Messias Carlos de Sousa, diretor do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Ceará (Sindsaúde); Natália de Oliveira Albuquerque, advogada da Fuaspec; Hernesto Luz Cavalcante, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (Mova-se).

Com informações da AL

Deixe uma resposta

GIPHY App Key not set. Please check settings