in

Ação Global promove mais de 30 mil atendimentos em Maracanaú

Maracanaú recebeu a 22ª edição do Ação Global neste sábado (21), com público de 11 mil pessoas e mais de 34 mil atendimentos, todos gratuitos. Entre as atividades, disponibilizadas em três prédios no município da Região Metropolitana de Fortaleza, foram oferecidos serviços de saúde, cidadania e lazer. Veja galeria de fotos do Ação Global.

O coordenador geral Eugênio Monteiro avaliou positivamente o mutirão de cidadania, realizado pela Rede Globo e Sesi em parceria com a TV Verdes Mares, e afirma que o meta de público foi alcançada. “Foi uma Ação Global diferenciada, por termos três espaços bem definidos: de esporte e lazer, saúde e cidadania. Tivemos 800 voluntários que dedicaram seu sábado para essa ação, e 60 instituições estiveram presentes pra atender toda essa população”, analisou.

O ator André Gonçalves foi convidado especial e esteve no Ceará exclusivamente para participar da ação. “É um evento importante, que ajuda a sociedade de alguma maneira a melhorar sua condição de vida. E também com serviços importantíssimos, que não se tem acesso ou tempo pra fazer durante o ano, e hoje você tem oportunidade”, comentou.

Um dos momentos mais aguardados foi quando 50 casais participaram o casamento coletivo. Além da emoção, o projeto também ofereceu serviços de saúde, que tinham início com um check-up. “Há uma triagem, onde nós identificamos a verificação de glicemia e pressão arterial. E qualquer paciente que esteja com pressão ou glicemia alterada, nos encaminhamos”, informou a enfermeira Inês Dolores.

Quem precisou atualizar o cartão de vacina contou com doses disponíveis, inclusive contra o H1N1 para grupos prioritários, que teve campanha prorrogada até sexta-feira, dia 27.

O dia também foi para cuidar da saúde do sorriso. Em uma das tendas, adultos e crianças receberam aplicação de flúor e receberam um kit de limpeza.

Cidadania
O público presente pode tirar documentos como certidão de nascimento, cédula de identidade, CPF, título de eleitor, e receber atendimento médico, psicológico e jurídico gratuito, além de atividades de saúde, lazer, educação e esporte.

Entre os serviços de saúde, foram ofertadas consultas médicas nas áreas de odontologia, dermatologia, cardiologia, pediatria, ginecologia, urologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, nutrição e clínico geral. Na programação também houve torneio de modalidades esportivas, brincadeiras, zumba, apresentações de teatro, dança e música.