in

Acusado de participar da morte de radialista vai a julgamento

Crime ocorreu em 2003, no município de Limoeiro do Norte; Três pessoas já foram condenadas
Nilson Osterne Maia, um dos acusados de participar do assassinato do radialista Nicanor Linhares (foto), senta no banco dos réus nesta quinta-feira (28), às 14h. O julgamento será na 1ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza.
O crime ocorreu em 2003, no Município de Limoeiro do Norte, localizado a 194 km de Fortaleza. Três pessoas já foram condenadas: Francisco Lindenor de Jesus Moura Júnior (26 anos e seis meses de reclusão), Cássio Santana de Sousa (23 anos e seis meses) e Francisco José de Oliveira Maia (oito anos e quatro meses). Francisco Edésio de Almeida foi absolvido pelo Conselho de Sentença.
Aguardam julgamento José Vanderley dos Santos Nogueira e Otávio Viana de Lima. José Roberto dos Santos Nogueira, o “Chico Orelha”, que também era réu no processo, faleceu durante a fase de instrução.
Nilson Osterne será julgado pelos crimes de homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima), roubo duplamente qualificado (com emprego de arma e em concurso de pessoas) e formação de quadrilha. Ele está preso na Penitenciária Industrial Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte (CE).
A sessão será presidida pelo juiz Demétrio de Souza Pereira, respondendo pela 1ª Vara do Júri. A acusação terá à frente o promotor de Justiça Francisco Marques Lima e a defesa ficará por conta do advogado Antônio Marcos Felipe Jacó.
O desaforamento (mudança de comarca para a realização de julgamento) dos processos contra Nilson Osterne e Otaviano de Lima foi aprovado pelas Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em 29 de julho de 2009.
O Crime
Segundo o Ministério Público do Ceará (MP/CE), o assassinato foi em 30 de junho de 2003, por volta das 19h30, nas dependências da Rádio Vale do Jaguaribe, de propriedade da vítima. Nicanor Linhares tentava consertar um equipamento, quando dois homens, usando capacetes, invadiram o local e atiraram contra o radialista.
Ele foi atingido por dez disparos e teve morte imediata. O motivo, ainda de acordo com o MP/CE, seria rivalidade política.

CNews

Deixe uma resposta

GIPHY App Key not set. Please check settings