in

Começam os V Jogos em homenagem à Etnia Pitaguary

Espetáculo teatral “Pitaguary, da origem ao reconhecimento” encanta os presentes na abertura da quinta edição dos Jogos em homenagem à Etnia Pitaguary, que aconteceu na manhã de ontem, 17, na reserva indígena. A oportunidade, contou, ainda, com apresentação cultural, dança típica e exposição de artesanato. Além, da participação de crianças e adolescentes da comunidade, dos três Centros de Convivência e dos nove Centros de Referência da Assistência Social – Cras do Município. A atividade faz parte dos festejos alusivos ao Dia do Índio, que este ano, em Maracanaú, tem como tema “Índios Pitaguary, brasileiros como você”. Modalidades como futebol e queda de braço estão na programação, incluindo também as tradicionais disputas da cultura indígena, como, corrida da tora, arco e flecha, arremesso de lança e cabo de guerra. A competição foi implantada para promover a inclusão social dos adolescentes, resgatando a cultura da etnia e para incentivar a prática de atividades esportivas, proporcionando a integração da tribo indígena e a sociedade em geral. Amanhã, das 8 às 15h, juntamente com os Jogos, será realizada uma Ação de Cidadania, na Escola Chuí, com a expedição de documentos – RG e CPF, caminhão da Coelce e corte de cabelo. Os eventos da Semana do Índio, prosseguem até a próxima sexta-feira, 20.

Depoimentos:
“Muito legal esta iniciativa, estou participando pela segunda vez dos Jogos e ansioso pela competição do cabo de guerra” –  Bruno Soares, 16 anos,  Centro de Convivência Timbó.
“Gosto muito de participar das atividades promovidas pelo Cras, aqui tenho muita mais oportunidade e não fico na rua no meu tempo livre. E poder fazer parte desta homenagem, aos índios, é uma honra” – Naiana Oliveira, 14 anos, participante do Projovem Adolescente do Cras Jereissati.

Deixe uma resposta

GIPHY App Key not set. Please check settings