in

Francisco Alves Marinho: Ganha nome de nova avenida em Maracanaú

O prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, assinou a ordem de serviço da Avenida Francisco Alves Marinho, no Distrito Industrial, na quinta-feira (20.06), às 16 horas. A solenidade aconteceu no próprio local, ao lado do Feira Center. As obras, com prazo de conclusão previsto para 90 dias, compreendem os serviços de terraplenagem e pavimentação, além da construção de calçadas, ciclovia e sinalização do trecho entre a Avenida I (antiga Contorno Norte) até a Avenida Parque Sul.

A obra, orçada em mais de R$ 240 mil, beneficiará a população com melhor acesso ao Município e melhoria no tráfego de veículos na Região.

O homenageado (In memoriam) Francisco Alves Marinho é natural de Maracanaú – Ceará, filho de Benedito Marinho e Durvalina Alves Marinho. Foi funcionário de diversas estações ferroviárias do Ceará como agente substituto, até ser estabilizado em Maracanaú. Dedicado ao serviço público e por ser natural do Município, ocupou também cargos na vida púbica, como presidente do Maracanaú Esporte Clube, na CNEC, nas eleições esportivas e clubes como Boa Vista e Imperial, bem como nos movimentos sociais e políticos. Defensor da liberdade, participou da resistência democrática dos ferroviários ao regime de 1964. Francisco Alves Marinho foi casado com a professora Terezinha Santana Marinho, tendo os filhos Francisco Allan Kardec Santana Marinho, emancipador do Município, Eisenhower Ivanhoé Santana Marinho, graduado em Recursos Humanos, e Ângelo Giussepe Santana Marinho – todos desportistas e servidores públicos.

Após a separação, constituiu uma nova família com a senhora Roseli Marinho. Faleceu já aposentado, aos 74 anos de vida, em 26 de janeiro de 2010.

Artur Filho