in

Governo Municipal intensifica investimentos com novas avenidas, praças e obras históricas

A atual Administração iniciou e entregou obras estratégicas e até mesmo históricas para Maracanaú, ao longo deste ano de 2015. Na área da infraestrutura urbana, Maracanaú está realizando uma ampla melhoria e ampliação da malha viária. O Governo Municipal realiza, em ritmo acelerado, a duplicação da Avenida Padre José Holanda do Vale. São três quilômetros de vias duplicadas e R$ 8 milhões em investimentos. A nova avenida terá quatro faixas de acesso, ciclovia, abrigos para usuários do transporte público, além de construção de praça, nova iluminação e sinalização. A via percorre o Centro de Maracanaú, interligando os bairros do Centro, Antônio Justa, Piratininga, Residencial Maracanaú e Luzardo Viana.

Outra grande obra que está sendo realizada pela Prefeitura ao longo deste ano é a etapa final da Duplicação da Avenida José Alencar, um dos principais corredores de entrada do Município e uma das mais importantes vias para escoamento da produção do Distrito Industrial. O Município também constrói a Avenida Parque Leste, no Distrito Industrial, e mais uma Avenida entre os bairros Jereissati e Distrito Industrial, localizada entre o IFCE e o Condomínio Premium Village.

Além de novas ruas e avenidas, a Administração Municipal fez a constante manutenção e recuperação da malha viária em todo Município. A Usina de Asfalto produziu, mensalmente, mais de 5 mil toneladas para recuperar as vias de Maracanaú. Em 2015, o trabalho beneficiou, especialmente, grandes regiões da Cidade, como Pajuçara, Jereissati I e II, Mucunã e Siqueira.

Áreas de lazer – O Governo de Maracanaú também priorizou a entrega de novas áreas de lazer e convívio social à população maracanauense. Foram sete novas praças entregues em apenas 10 meses. O prefeito Firmo Camurça inaugurou as Praças Paulo Cícero Ferreira da França, Antônio Quaresma de Assis, o Guga, ambas na Pajuçara; Praça Luís Severiano da Silva, no Flamenguinho. Bem como a Vera Cruz, no bairro Parque São João, no Grande Siqueira, duas novas praças no Conjunto Industrial, entre as ruas 12 e 13/13 C, e a Praça Maria Dolores de Andrade, localizada na comunidade Vila Nova, no Jaçanaú. Todas seguem os modernos padrões de acessibilidade, com piso podotátil para deficientes, jardinagem e diversos equipamentos conforme cada projeto, como academia popular, playground e até mesmo quadras poliesportivas. O Jereissati foi beneficiado ainda com a inauguração de 10 novas alamedas e outras 10 estão em construção. O objetivo é facilitar o tráfego de veículos e melhorar a infraestrutura urbana do bairro.

Praça da Estação – Dentro das comemorações pelos 32 anos de Maracanaú, transcorridas no mês de março de 2015, deu-se início a reforma da Praça da Estação. O espaço será composto de quiosques, bicicletário, réplica de uma Maria Fumaça, pontos de informações locais e turísticas, ponto de táxi, abrigo de parada de ônibus, espaço para realização de Missa Campal na estátua de São José e uma fonte na área central. O valor total do investimento será de R$ 1,6 milhão.

Iluminação – A Prefeitura de Maracanaú fez ainda uma grande ação de melhoria na rede de iluminação pública nas vias e praças, com a troca de mais mil lâmpadas. Ampliou a rede de esgoto do Jereissati, beneficiando mil famílias, e construiu a nova ponte sobre o Rio Timbó, que interliga os bairros Alto da Mangueira, Horto Florestal e Olho D’Água.

Casa própria – Na área da habitação, o Governo de Maracanaú e o Governo Federal, comemoram em 2015 um total de 1.700 moradias entregues pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida”, em virtude da conclusão dos Residenciais Demócrito Dummar . Outras 2.096 unidades serão entregues no “Residencial Orgulho do Ceará”. A Prefeitura é responsável pela seleção e cadastramento das famílias, bem como por garantir toda a infraestrutura urbana no entorno e a ampliação dos serviços públicos da Região, nas áreas de saúde e educação, por exemplo.

Por Oswaldo Scaliotti / Artur Filho, com informações do Governo Municipal