in

Iniciados testes da fonte da nova Praça da Estação

O prefeito Firmo Camurça, junto com o secretariado e moradores do Centro, realizou, na última segunda-feira, 30 de outubro, visita técnica à obra de reforma da Praça Padre José Holanda do Vale, conhecida como Praça da Estação. Foram realizados testes na fonte d’água instalada no centro da Praça, que se destaca pela interatividade com o público e pela sustentabilidade, e que faz memória ao Chafariz Público demolido durante a obra do Metrofor.

A fonte possui 45 bicos de jatos verticais dançantes e um sistema de filtragem que reutiliza toda a água, sendo necessário apenas as reposições ocasionadas pela evaporação. A filtragem mantém a água cristalina e sem algas. Outro destaque é a interatividade, o público através de cinco pedais poderá realizar um controle interativo dos movimentos aquáticos, iluminação e sonorização.

Por possuir a característica de cibernética visitável, a fonte possui um relógio digital programável que sicroniza a atuação da iluminação com o percurso solar diário. A iluminação é composta por 52 projetores de leds multicoloridos automatizados, que estarão sincronizados com a dança das águas e com a sonorização formada por 10 caixas acústicas amplificadas.

Em breve a Prefeitura de Maracanaú entregará à população maracanauense uma praça moderna, com a estátua de São José revitalizada, quiosques, bicicletário, paradas de ônibus cobertas, a réplica da Maria Fumaça de 1875, sistema de internet e monitoramento. A Praça contará também com nova iluminação formada por 32 postes ornamentais no seu interior, 10 postes de 12 metros de dois níveis, refletores na Maria Fumaça e 47 refletores que farão parte do paisagismo.