in

Maracanaú encerra Semana do Bebê com inauguração da primeira banheira para parto na água do Norte-Nordeste

O Governo Municipal de Maracanaú promoveu hoje, 25, a solenidade oficial de encerramento da Semana Bebê 2015. O dia “D” ocorreu no Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda com mamaço, contação de histórias, pinturas, brincadeiras, show de humor com Bat Gut, entre várias outras ações. O ponto alto foi a inauguração da banheira de parto normal humanizado na água. Com o equipamento, o Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda será a primeira unidade de saúde pública do Ceará e a terceira do País, depois do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a realizar partos normais dentro de uma banheira.

O encerramento da Semana do Bebê contou com a presença do prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, da primeira-dama Kamile Camurça, da deputada estadual Fernanda Pessoa, secretários municipais, servidores do Hospital e populares.

Banheira – A banheira tem capacidade de 450 litros e mantém a temperatura em cerca de 38 º C. Os partos na água serão acompanhados por equipe completa com obstetra, neonatologista, terapeuta ocupacional, enfermeira obstetra e técnica de enfermagem. As gestantes poderão inclusive contar com a presença de marido, parente ou outro acompanhante autorizado.

Semana do Bebê – Maracanaú realizou, pelo terceiro ano consecutivo, a Semana do Bebê. Em 2015, o evento aconteceu de 21 a 25 de setembro e envolveu, mais uma vez, todos os órgãos da Administração Municipal. A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, grande mobilização em favor da primeira infância.

Durante a Semana do Bebê, ocorreram diversas ações, como mamaço, cinema e blitze educativas. Bem como roda de conversa, divulgação dos direitos da criança na primeira infância, massagem shantala, Mater Fit, palestras e oficina de brinquedos. A Semana do Bebê também foi um momento de muita diversão e alegria para os pequenos. Em diversos pontos da Cidade, as crianças se divertiram com brinquedos, corridas, contação de histórias, teatro e palhaços, dentre outras atrações.

Do site: www.maracanau.ce.gov.br