in

Maracanaú ganha Banco de Alimentos

Erguido em uma área total de 457,87 m², o prédio do Banco de Alimentos de Maracanaú foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, 20. Construído com recursos do Município e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, o projeto espera beneficiar mais de 10 mil famílias por mês, através da distribuição direta de alimentos às pessoas carentes. De acordo com a Secretária de Assistência Social e Cidadania, Ieda Castro, o “objetivo é diminuir a fome da população mais vulnerável através da redução do desperdício e do aproveitamento integral dos alimentos, além da promoção de hábitos alimentares saudáveis”.

O trabalho do Banco consistirá em articular a doação de alimentos junto a unidades de produção, armazenamento e comercialização de alimentos – como indústrias, hiper e supermercados, varejões e centrais de abastecimentos – para repassar à população, via entidades assistenciais. A unidade funcionará também como uma central de recebimento de produtos da agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. O Banco de Alimentos está localizado na Avenida IV, s/n, Jereissati, atrás do Restaurante Popular.
Saiba Mais: Antes de efetuar as doações, o banco fará a seleção, classificação, processamento e embalagem. Posteriormente, os alimentos serão distribuídos gratuitamente para entidades assistenciais de forma a complementar as refeições diárias dos beneficiados. A distribuição desses alimentos será feita por entidades previamente cadastradas que, além dos alimentos, devem receber assistência educacional para manuseio e aproveitamento dos mesmos. Essas instituições também irão oferecer cursos de qualificação profissional e capacitação das comunidades.
Infraestrutura: O prédio do Banco de Alimentos contempla: Setor de recepção e pré-higienização dos alimentos recepcionados; Área de descarte; Setor de processamento; Acondicionamento e identificação; Estocagem  – área de armazenamento de alimentos não perecíveis e câmara fria; Espaço de higienização e armazenamento; Área de Expedição; Administrativo; e Capacitação. (AF)

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Maracanaú