in

Maracanaú ganhará o Ronda da Família em combate à violência doméstica

O Governo Municipal de Maracanaú, por meio da Guarda Municipal e da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, juntamente com a Polícia Militar, Conselho da Mulher, Delegacia da Mulher e Vara da Violência Doméstica do Fórum de Maracanaú irão lançar a Ronda da Família. A solenidade acontece na próxima sexta-feira, 12 de junho, a partir das 9 horas, no Auditório do Fórum de Maracanaú, localizado na Rua Edson Queiroz, s/n, no bairro Antônio Justa.

A Ronda da Família, que será coordenada pela própria Vara da Violência Doméstica do Fórum de Maracanaú, será composta por dois guardas municipais, dois policiais militares e um servidor do Poder Judiciário. A Ronda da Família terá como meta e desafio mostrar para sociedade o cumprimento da lei, da assistência à mulher em risco e orientação do homem envolvido em processo de separação litigiosa com viés de violência, contribuindo, assim, para o enfrentamento da violência doméstica.

As Rondas da Família acontecerão semanalmente ou quando necessário, tendo como função visitar e acompanhar os lares cujas mulheres estão sob medidas protetivas, visando a observância por parte do agressor das medidas judiciais. Outros objetivos importantes desta Ronda serão: o registro dos fatos, através de relatórios e construção de históricos; mapeamento e estatísticas do fenômeno da violência doméstica; acompanhamento, também, dos homens, que em muitos casos são vítimas do conflito familiar; acompanhamento do comparecimento mensal obrigatório; orientação da política de assistência social para que os envolvidos sejam encaminhados a um novo projeto de vida.

Por Oswaldo Scaliotti, com informações do Governo Municipal