in

Maracanaú participa da 10ª Conferência Nacional de Assistência Social

A Prefeitura de Maracanaú participou, de 7 a 10 de dezembro, da 10ª Conferência Nacional de Assistência Social. O Município foi representado pela secretária de Assistência Social e Cidadania – Sasc, Glauciane Viana, pelo presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPD, Jacinto Araújo da Silva, e pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, Simone Rodrigues, todos eleitos como delegados estaduais na XI Conferência Estadual de Assistência Social.

A Conferência foi organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e o Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS. Reuniu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, cerca de 1.408 delegados, eleitos nas conferências municipais e estaduais, que debateram sobre ações para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS para os próximos 10 anos.

O primeiro dia do evento, foi marcado pela memória dos 10 anos do SUAS, implantado em 2005. No segundo dia aconteceu as rodas de conversa direcionadas pelos eixos temáticos: Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo; Participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS; Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS público, universal, federativo e republicano; Qualificação do trabalho no SUAS na consolidação do pacto federativo; e Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

O dia 9 foi direcionado para as definições das prioridades para os próximos 10 anos. Foram realizadas plenárias regionais, para o reconhecimento das diversidades e especificidades de cada Região e escolhidas as deliberações. O último dia, foi destinado para a plenária final, os delegados elegeram através de voto as contribuições para o aprimoramento da Política Nacional de Assistência Social.

Por Alessandra Silva, com informações Governo Municipal