in

Maracanaú registra experiência exitosa na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Maracanaú, por meio do Governo Municipal, está realizando uma experiência exitosa na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Nos últimos três meses, mais de 40 pessoas com algum tipo de deficiência conseguiram um emprego com carteira assinada por meio do Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor – Cate, localizado no Centro Paradesportivo Edvaldo Prado Edvaldo Prado. O Governo Municipal projeta que pelo menos mais 50 deficientes conquistem uma ocupação no mercado de trabalho, até dezembro de 2013.

O Cate do Centro Paradesportivo Edvaldo Prado visa facilitar a qualificação e o acesso ao mercado dos maracanauenses portadores de necessidades especiais. Conforme Edvaldo Prado, o Cate Paradesportivo supriu uma lacuna em Maracanaú no sentido de interligar a necessidade das empresas de cumprirem as cotas de funcionários com deficiência, conforme a Lei Federal 8.213/91, à oferta de profissionais com este perfil na Cidade. A Lei 8.213/91, no seu Artigo 93, estabelece que a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção: até 200 funcionários – 2%; de 201 a 500 funcionários – 3%; de 501 a 1000 funcionários – 4%; de 1.001 em diante – 5%.

Cate Paradesportivo – Dispõe de uma série de serviços e qualificações voltadas para as pessoas com deficiência, como cursos, oficinas, Cadastro no Sine Municipal, intermediação para o mercado de trabalho, entre outros. O Cate Paradesportivo está localizado no bairro Jereissati I, na Rua 42, n° 459.

Serviços e localização – Os Centros de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor – Cates têm objetivo de descentralizar os atendimentos realizados na Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, como consultas para vagas de emprego, cadastro no Sine, encaminhamento ao mercado de trabalho, oficinas e cursos gratuitos, disponibilizando estes serviços de maneira mais próxima à população de cada bairro. Hoje, Maracanaú, em menos de três meses, já conta com sete Cates em funcionamento, nos seguintes locais: Cate Acobeja – localizado no bairro Jaçanaú, na Rua Ernesto Gurgel de Amaral, n° 70; Cate Paradesportivo – no bairro Jereissati I, na Rua 42, n° 459; Cate Provije – no bairro Jardim Bandeirante, na Rua São José, n° 501; Cate Adauto Ferreira Lima – Rua 140, s/n, no Timbó; Cate Cejam – localizado na Av. Padre José Holando do Vale, s/n, no Piratininga; Cate Comissário Francisco Barbosa – Rua 11, n° 116, bairro Bela Vista; Cate Guarda Municipal – Rua São José, n° 501, Jardim Bandeirante .

(Oswaldo Scaliotti)