in

Primeira noite do São João de Maracanaú

O Governo Municipal de Maracanaú, através da Secretaria de Juventude, Cultura e Turismo, realizou a abertura da 9ª edição do tradicional São João de Maracanaú na noite deste sábado(06), trazendo muita alegria e diversão para o público presente. A estrutura do evento, que neste ano está homenageando os índios Pitaguary e os 30 anos do Município, encantou a todos os visitantes. A Banda Municipal de Maracanaú e a dança “Ritual Sagrado” dos Índios Pitaguary marcaram a abertura e animaram quem estava no local.

Milhares de pessoas passearam pela Cidade Cenográfica Vila Pitaguary, montada no evento, e apreciaram a Casa de Farinha, a Igrejinha Santo Antônio do Pitaguary, a Bodega, o Engenho, as barraquinhas de artesanato e as homenagens feitas para o povo indígena do Pitaguary, como as ocas que foram instaladas no local. Também visitaram as barracas de comidas típicas e o Museu de Maracanaú, onde puderam ver fotos antigas do Município e a galeria dos ex-prefeitos. Bem como a Fazendinha Camurça e Pessoa, onde famílias, em especial as crianças, entraram no clima do campo e se divertiram com os animais de pequeno porte: vacas, bodes, carneiros, capote, patos, cavalos, entre outros animais.
No Quadrilhódromo, o público acompanhou o Festival Cearense de Quadrilhas Juninas, onde os grupos abrilhantaram, coloriram e agitaram toda a plateia que, animada, cantou, aplaudiu e se divertiu com as apresentações. Durante a festa, a animação foi por conta das bandas Phapirô da Bahia, Lagosta Bronzeada e Vicente Nery, que fizeram milhares de pessoas dançarem e se divertirem na primeira noite do São João de Maracanaú 2013.
O evento contou com a presença do Prefeito Firmo Camurça e autoridades locais. A segurança foi garantida pela Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SOS Maracanaú e segurança privada. Além de ambulatórios médicos e duas ambulâncias, que estavam no local para garantir a segurança e a comodidade dos visitantes. O São João de Maracanaú prossegue até 20 de julho, na Cidade Junina localizada na Avenida I, no Jereissati, ao lado do Feira Center, com apresentações artísticas, cinco festivais de quadrilhas juninas e grandes atrações como Bruno e Marrone, Garota Safada, Aviões do Forró e Beto Barbosa.
(Mariana Freitas)