in

Vacinação Antirrábica é intensificada

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal atinge a meta mínima em Maracanaú, mas será intensificada até o dia 24 de novembro visando vacinar outros dois mil animais. A intensificação será realizada em áreas extremas no Município, como os bairros Mucunã, Santo Antônio do Pitaguary, Boa Esperança, Alto Alegre e Novo Oriente.

Nestes locais, os mobilizadores sociais e os agentes de saúde estarão divulgando o local e horário do posto fixo de vacinação. A dose também continua sendo ofertada no Centro de Zoonoses de Maracanaú, localizado na Rua Manoel Pereira, n° 5801, bairro Olho D’Água ou na Unidade Básica de Saúde Elias Boutala Salomão, na Avenida III com Avenida Central, no Jereissati I.

Até hoje, 19, a campanha imunizou 24.858 cães, o equivalente a 80,99%; e 8.464 gatos, o equivalente a 52,6%. No total, já somam 33.322 animais imunizados. O responsável pelo Centro de Zoonoses de Maracanaú, Torcápio Vieira, explica que a meta a ser atingida do cão é diferente da meta mínima do gato.

Enquanto 80% dos cães devem ser vacinados, a meta para os gatos é de apenas 50%, e Maracanaú já atingiu ambas as metas. “Nós devemos nos preocupar com a saúde do cão, pois eles é quem transmitem a doença para o gato”, afirmou. Torcápio também orienta que animais silvestres, como soim e macaco, não devem ser criados em casa, o contato deve ser evitado e não se deve estimular a aproximação alimentando-os, pois são animais transmissores da doença. Orientações ou esclarecimentos podem ser obtidos através do telefone 3392.8620. (JA)

Deixe uma resposta

GIPHY App Key not set. Please check settings