in

Vacinação contra gripe A é prorrogada no Município

A Secretaria da Saúde prorrogou até sexta-feira, 5 de junho, a campanha de vacinação contra a Gripe A. A imunização está disponível em todas Unidades Básicas de Saúde da Família – Ubasfs de Maracanaú, das 8 às 17 horas. Até o momento foi atingindo 53% do público-alvo, a meta a ser atingida é de 80%. A vacina protege contra três subtipos do vírus: H1N1, mais conhecido como gripe suína, H3N2 e B. As pessoas que devem receber a dose da vacina são gestantes, crianças entre 6 meses a cinco anos incompletos, idosos a partir de 60 anos, indígenas, presidiários, profissionais da saúde, doentes crônicos e mulheres até 45 dias após o parto.

Saiba mais – A gripe H1N1 ou Influenza A é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente. O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava.

Sintomas- Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Por Bruna Morais, com informações do Governo Municipal