in

AL celebra os 29 anos de fundação da União Brasileira de Mulheres

Solenidade foi proposta pela deputada Augusta Brito

Em comemoração aos 29 anos de fundação da União Brasileira de Mulheres (UBM), a Assembleia Legislativa vai promover, na próxima segunda-feira (06), sessão solene no plenário 13 de Maio. O evento, marcado para às 15 horas, atende requerimento da deputada Augusta Brito (PCdoB).

Na justificativa, a parlamentar destaca que a data é celebrada anualmente em 30 de outubro, mas a ideia da fundação da UBM começou a ser gestada em 5 de agosto de 1988, em congresso ocorrido na cidade de Salvador (BA), que contou com a participação de 1.200 mulheres.

“Estas deixaram para os dias atuais a necessidade de prosseguir a luta por um país de mulheres e homens livres. O resultado dessa atuação é um reconhecimento, em nível nacional, de que a UBM é uma das maiores entidades ligadas à defesa dos direitos das mulheres no nosso país”, aponta a deputada.

Protagonismo
A sessão solene, explica Augusta Brito, reconhece o protagonismo da entidade na história do feminismo no Brasil e na política nacional. “Temos ubemistas ocupando todos os espaços: sendo donas de casa, autônomas, trabalhadoras, gestoras públicas e parlamentares. Pelo orgulho de ser mulher e de lutar onde se quiser”, ressalta.

Deixe uma resposta

GIPHY App Key not set. Please check settings