in

Em palestra, presidente do Inesp aborda planejamento regional na Fenaleste

Presidente do Inesp, George Valentim. Foto: Arquivos AL-CE

O presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) da Assembleia Legislativa, George Valentim, ministra palestra nesta terça-feira (07), durante a V Feira de Negócios do Litoral Leste (Fenaleste) da Região do Jaguaribe, realizada em Aracati.

O evento é pautado no conceito de geração de oportunidades de novos negócios, fomento ao empreendedorismo, inovação e desenvolvimento econômico e territorial da região.

O tema da palestra é “A importância do planejamento regional e as perspectivas do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI)”, que é fruto de uma determinação da Lei Federal 13.089, de janeiro de 2015, também conhecida como Estatuto da Metrópole.

Plano
A medida obriga todas as 27 unidades da federação a elaborarem o plano, e no Ceará vão ser instituídos, inicialmente, os das regiões metropolitanas do Cariri e de Fortaleza. “Atualmente as grandes demandas da sociedade mostram que está difícil atendê-las de forma satisfatória apenas por uma cidade, o que reforça a importância de um planejamento regional na busca de encontrar alternativas para resolver os transtornos, com apoio dos governos Federal e Estadual”, destaca George Valentim.

Revista
Ainda durante a ocasião vai ser lançada a revista “Tá Valendo – Por Onde Andei”, fruto de uma parceria do Instituto do Vale do Jaguaribe (IVJ) com o Inesp, responsável pela publicação. A revista trata dos projetos e da missão do IVJ, centrado no protagonismo juvenil e no empoderamento de jovens da região do Vale do Jaguaribe.

Inesp
O Inesp é um órgão técnico e científico de assessoramento da Assembleia Legislativa e tem como missão qualificar o debate em torno das questões da agenda pública, orientando a crítica e a tomada de decisões do Parlamento.

Com informações da AL

Deixe uma resposta

GIPHY App Key not set. Please check settings