in

Associação desenvolve projetos alimentar indígena

A Associação dos Produtores Indígenas Pitaguary, uma das entidades que recebe assistência técnica da Assessoria de Agronegócios do Município e da Ematerce, desenvolve projetos que beneficiam moradores da reserva ao longo dos anos.

Criada em setembro de 2005, atualmente tem cerca de 50 famílias associadas. Através de parcerias já conquistou recursos para desenvolver projetos, tais como: Gado Leiteiro, Galinha Caipira, Produção de Macaxeira e Indústria de Polpa.

O projeto Gado Leiteiro foi implantado há cinco anos com recursos da Fundação Nacional de Saúde – Funasa, objetivando a segurança alimentar do povo indígena. O projeto já chegou a beneficiar cerca de 12 famílias com um litro de leite destinado à crianças desnutridas e idosos.

Atualmente as vacas não estão produzindo por estarem em período gestacional, mas a previsão é que o leite volte a ser distribuído no final do ano, segundo o pecuarista Fernando Feitosa.

Além de Fernando, outras duas pessoas ajudam a cuidar do gado. Juntos eles plantam capim para alimentação, alimentam, pastoreiam e tiram o leite. O adubo produzido pelo gado também é distribuído para os agricultores da reserva.

Fonte: Prefeitura de Maracanaú

Deixe uma resposta

GIPHY App Key not set. Please check settings