in

Maracanaú pleiteia adesão ao programa ‘Mais Médicos’

Maracanaú se inscreveu no programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, para pleitear o recurso e o envio de médicos previstos pelo programa. Maracanaú atende ao perfil II, que exige que a Unidade de Saúde para a qual se pleiteia o benefício esteja localizada em área com população de extrema pobreza dos municípios situados em Região Metropolitana. Sabendo da necessidade de melhorar a saúde no Município, a Prefeitura de Maracanaú pleiteou cobertura do Programa para as áreas mais carentes da cidade, como os bairros Piratininga, Jari, Alto Alegre, entre outros.

O programa “Mais Médicos” faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Em todo o país, serão investidos R$ 15 bilhões até 2014 na infraestrutura da rede pública de Saúde, além da chamada de médicos para os Municípios do interior e para as periferias das grandes cidades, onde é maior a carência por este serviço.

Saiba mais – Desde quando implantou o Programa Saúde da Família – PSF, em 1997, Maracanaú sente problemas de carência de médicos. Hoje, o Município dispõe de 54 equipes do PSF. Ao longo dos anos aderiu ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica – Provab e conta com 11 médicos desse programa em suas equipes. Agora pleiteia a adesão ao programa “Mais Médicos” para definitivamente assegurar profissionais em 100% das equipes do PSF no Município. A Prefeitura de Maracanaú também pretende contratar, com recursos próprios, outros 5 médicos, como retaguarda para melhor atendimento aos usuários da rede básica de saúde maracanauense.

(Juçara Araújo)