in

Maracanaú recebe primeira torre empresarial em complexo com infraestrutura para estimular negócios

A Região Metropolitana de Fortaleza é responsável por abrigar a maior parte das indústrias de grande, médio e pequeno porte do Estado, sendo o município de Maracanaú, base do Distrito Industrial, o que desponta com um potencial econômico e infraestrutura adequados para gerar ainda mais negócios e promover o desenvolvimento da região. Apostando nesse cenário, a SIBI Empreendimentos entregou esta semana uma das duas torres do Business Place Maracanaú, primeiro complexo de torres empresariais da cidade. A segunda torre está prevista para ser entregue no final de abril e, no final de junho será inaugurado um hotel, conjugado aos dois prédios, formando o conceito de power center (cidade de negócios). No total, foram investidos R$ 35 milhões nas duas torres e na construção do hotel, gerando aproximadamente 300 empregos diretos e 1.500 indiretos. A primeira torre está com 90% dos espaços ocupados, restando na Torre II 20% das salas, com averbação garantida para abril, o que permitirá financiamento bancário. A comercialização é feita diretamente com a SIBI ou a Lopes Immobilis.

O lançamento dos empreendimentos foi em 2013, aproveitando o potencial do município de Maracanaú, cidade com mais de 230 mil habitantes, com um comércio e serviços fortes e que ainda não tinha empreendimentos empresariais em edifícios. Segundo Anderson Rocha, sócio da SIBI Empreendimentos, a criação do projeto levou em conta tudo o que gira em torno do Distrito Industrial, da existência de um shopping com grande fluxo, do início de funcionamento do metrô (cuja estação fica a menos de 200m do empreendimento) e a necessidade de se ampliar a oferta de serviços públicos e particulares para uma ampla população e, fora do eixo do centro tradicional da cidade. “Realizamos uma pesquisa antes com o Sebrae/Ceará e a Prefeitura, foi quando constatamos a lacuna que Maracanaú tinha e o potencial para um empreendimento desse porte, somando ainda o Hotel com bandeira nacional, permitindo hospedagens rápidas e de fácil acesso. Estamos oferecendo um ambiente ideal para receber empresas, profissionais liberais, deslocando o eixo de negócios para essa nova área”, explica Rocha.

As torres possuem 45m de altura e 12 andares cada, são as primeiras edificações comerciais da cidade com elevador (são 3 unidades em cada edifício), uma vez que são as primeiras acima do gabarito térreo e mais quatro andares. Ao todo, são mais de 500 salas, cada uma com 25,65 m². São cerca de 800 vagas de estacionamento e um projeto arquitetônico arrojado, assinado pelo renomado arquiteto Expedito Deusdará, responsável pelo projeto arquitetônico do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza/CE. Para o Business Place Maracanaú, os prédios contam com uma fachada diferenciada, utilizando uma estrutura de ferro galvanizado e uma moldura de aço corten, tornando-se um ícone arquitetônico na cidade. E por ser Maracanaú bastante plana e estando localizado em uma das poucas áreas mais altas da cidade, o complexo de prédios pode ser visto de praticamente todos os locais da cidade.

As torres e o hotel estão ao lado do complexo Feira Center, com supermercado, postos de atendimento do Sine e Detran, agência do Bradesco e outros serviços. O empreendimento comercial já conta com a presença também da Justiça Federal de Maracanaú, um núcleo da Defensoria Pública Estadual, além de escritórios e consultórios de profissionais liberais como médicos, engenheiros, arquitetos, contadores, advogados. O horário de funcionamento das torres será de 7 horas até as 22 horas, aproveitando ao máximo o mix variável de serviços ofertados e reforçando o aspecto de ambiente corporativo. “As salas estão sendo entregues com estrutura e prontas para uso, com piso em porcelanato 80×80, parede rebocada, iluminação básica, forro de gesso, banheiros preparados, entre outros detalhes que são diferenciais no mercado atualmente, em se falando de salas comerciais, como sistemas de iluminação em LED e sensores econômicos”, cita Anderson Rocha.

Vistas como boa fonte de investimento, alguns compradores já receberam a chave das salas e estão conferindo ao vivo o pleno funcionamento das torres comerciais. “Foi um investimento maravilhoso, um empreendimento diferenciado e que acompanha o crescimento de Maracanaú nesses últimos cinco anos e acompanha os que ainda estão por vir”, comemora Andressa Rocha, compradora de duas salas e que atua hoje na área financeira. Já o empresário José Napolitano Portela adquiriu quatro salas para investir e garante o retorno do investimento. “Hoje não tem nenhum imóvel com essa estrutura, estacionamento amplo e qualidade”, disse.

Rede Zii assina hospedagem

O hotel que irá compor o Business Place Maracanaú já foi comercializado com a bandeira Zii Hotel, de conceito inovador e com foco no público executivo. A bandeira foi criada pela rede 2.0 Hotéis, sendo controlada pela gestora de fundos de investimentos HSI. A nova rede hoteleira tem como missão levar a bandeira Zii aos rincões do crescimento do País e escolheu a cidade de Maracanaú para iniciar suas atividades no Ceará graças à localização estratégica e às altas taxas de crescimento econômico, mas ainda carente de opções padronizadas para atender o público executivo. A rede já está presente com unidades em cidades consideradas estratégicas e com potencial de desenvolvimento, como Parauapebas (PA), Boa Vista (RO), Pouso Alegre (MG), Campo Grande (MS), Rio Branco (AC), Alagoinhas (BA) e Macapá (AP). A rede tem previsão de inaugurar no final de junho a unidade Maracanaú.

Os empreendimentos Zii têm diárias competitivas com serviços de padrão internacional, arquitetura moderna e atendem, principalmente, jovens executivos em viagens de negócios ou profissionais técnicos, quando priorizam conforto, praticidade, agilidade e serviços digitais eficientes durante sua estadia. “A tarifa é competitiva a ponto de equivaler, por exemplo, ao custo de ida e volta de táxi para quem fica hospedado em hoteis da orla marítima de Fortaleza. A ideia é trabalhar de segunda a sexta com perfil de prestação de serviços para esse público e sábado e domingos mais focado em eventos”, reforça o sócio da SIBI Empreendimentos, Anderson Rocha.