in

Maracanaú recebe de 04 a 06 de junho a segunda edição do Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará

Com uma Mostra de espetáculos, Cortejo e Seminário a segunda edição do FNTRUA-CE tem como objetivo valorizar artistas e reconhecer o espaço aberto como local de criação, expressão e encontro. A ideia é levar apresentações gratuitas à população e inserir o FNTR-CE no circuito nacional de festivais, mostrando ao grande público as maiores referências do Teatro de Rua no Ceará e no Brasil e América Latina. Com foco no intercâmbio de grupos e coletivos de rua, o festival oferece uma programação diversificada, visando estimular um novo olhar sobre o Teatro de Rua local e nacional, pensando também nas suas responsabilidades com os espaços abertos das cidades.

Nesta edição quatro grupos cearenses se apresentam. O anfitrião, Grupo Garajal com “Circo Alegria”, Dona Zefinha de Itapipoca com “O Casamento de Tabarim”, Teatro de Caretas que apresentará “Final de Tarde” seu mais novo espetáculo com direção de André Carreira, além do cortejo de Bonecos Gigantes da Cia Carcará de Quixeré. Teremos ainda: Núcleo Às de Paus – Londrina/PR que apresenta “A pereira da Tia Miséria” e a Trupe Lona Preta de São Paulo/SP com o “Conserto da Lona Preta”.

E pela primeira vez no evento uma participação da América Latina, a Cia Pato Mojado de Teatro y Circo de Rosário/Argentina apresentará “La Rockola”.

Idealizado pelo Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular – Grupo Garajal o FNTRUACE teve sua primeira edição em 2013, foram 30 apresentações gratuitas nas cidades de Maranguape, Maracanaú e Pacatuba. Com dificuldades para a realização de uma nova edição o projeto encontrou nas parcerias e dialogo com outros eventos a possibilidade de realização desta edição. As parcerias com os grupos Pavilhão da Magnólia e Cia Prisma de Artes fortaleceram o evento e propuseram outros agenciamentos, como a integração do Festival dos Inhamuns e Festival Popular de Teatro de Fortaleza.

Esse compartilhamento de experiências é também o foco do I Seminário de Realizadores de Festivais de Teatro do Ceará, idealizado pela Cia Prisma de Artes e com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, que acontece dia 05 de junho das 08h ás 17h no Teatro Dorian Sampaio- Maracanaú/CE. Na ocasião receberemos os responsáveis pelos principais Festivais de Teatro do Ceará, em suas mais variadas vertentes, tanto no formato como no público alvo e a participação de Marcelo Bones, diretor teatral, curador e responsável pelo Observatório de Festivais.

No Seminário será lançando um Catálogo com textos do jornalista Danilo Castro, onde teremos as principais informações dos 13 Festivais de Teatro do Ceará. Esperando assim fortalecer essa teia, expondo um calendário estabelecido no Estado deste evento, para tornar-se uma rede possível de trocas e diálogos com o poder público e a sociedade civil.

Informações: (85) 98 792 7355