in

Prefeito decreta Luto Oficial de três dias pelo falecimento do Presidente da Funcult, Barros Pinho

O prefeito Roberto Pessoa decretou hoje, 28, luto oficial de três dias em virtude do falecimento do presidente da Fundação de Cultura – Funcult  da Prefeitura de Maracanaú, José Maria Barros de Pinho. Ele está sendo velado, a partir das 13 horas, na Assembleia Legislativa do Ceará  onde amanhã, 29, às 9 horas, haverá a Missa de Corpo Presente.

O sepultamento será às 10 horas deste domingo, 29, no Cemitério Parque da Paz – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4454, bairro Passaré, em Fortaleza. Barros Pinho, como era conhecido, foi administrador, professor, empresário, jornalista e escritor. Na vida pública, ocupou importantes cargos, como vereador em Fortaleza pelo MDB (1979-1982), deputado estadual pelo PMDB (1983-1985) e prefeito de Fortaleza (1985-1986). Também foi secretário de Cultura do Ceará e, posteriormente, do Município de Fortaleza, presidente do Instituto de Previdência da Prefeitura de Fortaleza, entre outros.

O poeta e escritor Barros Pinho destacou-se também pela sua vasta produção literária,  com obras como Natal de barro lunar e quatro figuras no céu (1960), Planisfério (1969), Circo Encantado (1975) e Natal do castelo azul (1984). Foi também membro da Academia Cearense de Letras (Cadeira 14) e integrante da Academia Cearense de Retórica (Cadeira 28), da Academia Fortalezense de Letras e Academia Cearense de Artes Letras e Ciências do Rio de Janeiro.

Recebeu os títulos de “Cidadão Cearense e Cidadão Maracanauense, aprovados, respectivamente, pela Assembleia Legislativa do Estado e pela Câmara Municipal de Maracanaú.

Deixe uma resposta

GIPHY App Key not set. Please check settings